IBERCOM 2013

Universidade de Santiago de Compostela | 29 a 31 de Maio de 2013

As implicações entre os agentes da comunicação, a pesquisa e a transferência social de resultados no âmbito da formação, para a solução de problemas ou como iniciativas novas, nos leva à necessidade de estabelecer uma sorte de estado geral dos objetos contemporâneos de pesquisa, das experiências de trabalho em andamento que ainda não contam com sua própria tradição e de certas tendências no pensamento comunicacional contemporâneo.

O exercício do saber como forma de poder, a reconfiguração da esfera pública como lugar para a diferença, a interculturalidade e a construção da igualdade constituem-se nos objetivos para este encontro de pesquisadores e pesquisadoras da ampla geografia ibero-americana.

Santiago de Compostela, a cidade-símbolo da viagem como transformação, é referência nos estudos americanistas, e a Faculdade de Ciências da Comunicação, sede do Congresso, acolheu, entre outros eventos, o II Congresso Ibero-americano de Jornalismo Digital (2003), VII Congresso Lusocom (2006), o Congresso fundacional da AEIC (2008) ou o Encontro Real-Code, Comunicação e Desenvolvimento (2011).

Ademais, o Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade de Santiago tem acumulada uma longa experiência na organização de cursos de doutoramento com universidades ibero-americanas, como com a Universidade Nacional de Tamaulias (México) ou a Técnica Particular de Loja. Do mesmo modo, na Universidade de Santiago está situado o Centro Interdisciplinário de Estudos Americanistas “Gumersindo Busto”, também com uma grande trajetória de pesquisa sobre as relações com a Ibero-América.

A celebração do IBERCOM 2013 na Galícia, organizado pela AGACOM, além de proporcionar uma maior visibilidade à pesquisa em Comunicação na Galícia e de materializar o encontro entre acadêmicos, pesquisadoras e pesquisadores, vai criar condições para a cooperação entre âmbitos disciplinares, universidades e países diferentes convocados em torno da Comunicação, cultura e esferas do poder.

gsm

Licenciado em Marketing, licenciado em Publicidade e Relações Públicas, Mestre e Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade Autónoma de Barcelona. Desenvolveu, também, o seu percurso profissional no mundo das empresas, sendo, entre 2004 e 2007, diretor de comunicação da DELAUBE SARL, empresa especializada no desenvolvimento de projetos imobiliários em França.

Desde 2009, é diretor dos ciclos de estudos em ciências da comunicação. Em 2011, passou a ser representante da UTAD no Centro de Estudos e Investigação de Segurança e Defesa de Trás-os-Montes e Alto Douro. Já em 2012, iniciou os seus trabalhos de pós-doutoramento na área da eficácia comunicativa na Universidade de Vigo.

All author posts