Discurso do ato fundacional do CEISDTAD

Ex.mo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Sabrosa,

Dr. José Manuel Carvalho Marques

Ex.mo Senhor General Chefe do Estado-Maior do Exército,

Sr. General Artur Neves Pina Monteiro

Ex.mo Senhor Reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro,

Sr. Professor Doutor Carlos Alberto Sequeira,

Ex.mo Senhor General Loureiro dos Santos

Distintos fundadores e ilustres convidados,

 

Em nome do Centro de Estudos e Investigação de Segurança e Defesa de Trás-os-Montes e Alto Douro (CEISDTAD), queremos, desde já, saudar e agradecer a presença de todos neste acto fundacional.

As guerras irregulares em ambiente tecnologicamente sofisticado conformam-se hoje como uma nova modalidade de conflito. A confrontação é desenvolvida por meios electrónicos sob formas de ataques, represálias ou intrusão ilícita. Não obstante, e em total rigor, uma genuína guerra cibernética nunca até hoje ocorreu, razão pela qual devemos antecipar as potenciais consequências no plano económico, político e militar. Esta nova forma de guerra permite atacar infra-estruturas críticas, nomeadamente os sistemas informáticos governamentais, as redes de serviços básicos, as redes empresariais, os serviços de saúde, as redes de transporte ou o sistema financeiro de qualquer País. A extensão dos ataques cibernéticos pode ir desde o ataque de negação de serviço até às acções sub-reptícias de penetração de sistemas com objectivos de espionagem. O domínio avassalador da tecnologia potencia novas inseguranças e novas ameaças. Com base neste cenário, pretendemos, hoje, edificar as colunas de uma unidade de conhecimento científico-militar, preocupada com o fenómeno das guerras centradas nas novas tecnologias e em redes informáticas.

Historicamente, o fenómeno da guerra tem integrado os desenvolvimentos tecnológicos da respectiva época. No passado, as organizações militares eram pioneiras no desenvolvimento de dispositivos tecnológicos, enquanto que, actualmente, os avanços tecnológicos são protagonizados pela indústria que está ao serviço do mercado. Vivemos uma época de grandes alterações na distribuição do poder e na redução da distância entre as pessoas e as organizações. A explosão da economia de mercado presenteou desenvolvimentos significativos a todos e a cada um de nós, proporcionando a condução de operações baseadas na superioridade da informação. Futuramente, será cada vez mais comum, pequenos países que disponham das últimas tecnologias, atacarem as infra-estruturas críticas de grandes Países, cuja perturbação ou anulação podem provocar sérias desordens nacionais e internacionais. Por isso, e no sentido combater estas fragilidades, pensamos que a informação e o conhecimento são autênticas armas de redução da incerteza, neste mundo simultaneamente cada vez mais global e cada vez mais local.

Sendo uma iniciativa original do Senhor General Loureiro dos Santos, o Centro de Estudos e Investigação de Segurança e Defesa de Trás-os-Montes e Alto Douro constitui-se como um núcleo de produção e de concentração de conhecimentos  relacionados com a guerra irregular, a tecnologia e a informação.

Assim sendo, o CEISDTAD tem como principais objectivos:

  • o ensino, a formação e os estudos avançados;
  • a investigação dos ambientes tecnologicamente sofisticados;
  • o tratamento e a valorização de acervos e espólios de importantes figuras militares nacionais;
  • o desenvolvimento regular de exposições e eventos abertos ao público em geral.

Numa primeira fase, o Centro dará uma especial importância às actividades de discussão sob a forma de workshops, palestras e conferências. Pretendemos levar a cabo, com regularidade, a organização de eventos com interesse público, sendo este formato um importante veículo de divulgação das nossas actividades. Paralelamente, serão formados vários grupos de investigação nas áreas relacionadas com os conflitos na era da informação. Depois de constituída uma sólida base crítica, procederemos ao lançamento da oferta educativa já aprovada pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Os conflitos armados fazem parte do desenrolar dos tempos. Apesar das inúmeras organizações internacionais que trabalham ao serviço da mediação e da prevenção dos conflitos, verificamos que, em muitas regiões do mundo, existe uma certa propensão para a tensão e para o confronto armado. Estes episódios e realidades têm quase sempre uma cobertura mediática, o que obriga à preparação de pessoas e meios para laborar em ambientes hostis. Neste sentido, o CEISDTAD oferecerá, na devida altura, dois cursos de pós‐graduação, dirigidos a quadros de empresas e a profissionais da comunicação social. Nesta vertente, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro arroga-se como entidade organizadora e certificadora do ensino ministrado no CEISDTAD.

A pós-graduação em Comunicação Social em Conflitos Armados abordará os aspectos históricos, geopolíticos e culturais dos principais conflitos armados reconhecidos pela Comunidade Internacional. Paralelamente, e em regime de simulação, os pós-graduandos receberão uma formação técnica de acompanhamento das forças militares nos teatros de guerra. Esta oferta educativa inclui unidades curriculares de vocação generalista e de orientação técnica, na preparação do jornalista para actuar em ambientes de guerra e cenários de terrorismo. Por outro lado, a pós-graduação em Defesa, Segurança e Comunicação Estratégica sensibilizará os alunos para as questões da segurança e defesa nacional, bem como facultará competências no planeaemento e na gestão da comunicação enquanto “arma” defensiva ou ofensiva.

O CEISDTAD assumir-se-á, também, como um importante repositório de informação sobre os pensamentos e percursos de relevantes figuras militares nacionais. A partir do arquivo a constituir, e depois da informação sistematizada, o Centro pretende brindar a comunidade com exposições temáticas permanentes, por forma a gerar valor acrescentado local, bem como construir uma mais-valia regional e nacional.

Assim sendo, e em nome do CEISDTAD, agradeço, mais uma vez, a todos os que nos quiseram honrar com a sua presença, testemunhando esta cerimónia, e que muito valorizamos.

Muito obrigado!

Galvão dos Santos Meirinhos

4 de Março de 2013

 

gsm

Licenciado em Marketing, licenciado em Publicidade e Relações Públicas, Mestre e Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade Autónoma de Barcelona. Desenvolveu, também, o seu percurso profissional no mundo das empresas, sendo, entre 2004 e 2007, diretor de comunicação da DELAUBE SARL, empresa especializada no desenvolvimento de projetos imobiliários em França.

Desde 2009, é diretor dos ciclos de estudos em ciências da comunicação. Em 2011, passou a ser representante da UTAD no Centro de Estudos e Investigação de Segurança e Defesa de Trás-os-Montes e Alto Douro. Já em 2012, iniciou os seus trabalhos de pós-doutoramento na área da eficácia comunicativa na Universidade de Vigo.

All author posts