E-BOOK

E-BOOK da obra “Plano de Comunicação. Uma proposta para a UTAD”

A proposta de plano de comunicação para a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) é um documento que pretende normalizar a execução da política de comunicação, por forma a gerar e otimizar a notoriedade, a imagem e a reputação da instituição. O documento conforma um conjunto de programas e ações de comunicação capazes de satisfazer as metas e os objetivos institucionais. O plano de comunicação é também um documento de sumário, que traduz a estratégia a médio e longo prazo, bem como o posicionamento e a imagem corporativa da Universidade.

A comunicação é um importante vetor de gestão estratégica. Qualquer política de comunicação transporta a identidade, o comportamento e a personalidade corporativa. A identidade corporativa é formada por todos os atributos que permitem a identificação e a diferenciação da Universidade nos mercados em que se desenvolve enquanto instituição e agente de mercado. Por outro lado, a identidade transporta cumulativamente a história da instituição e os valores que conformam a sua cultura corporativa. O comportamento corporativo é o resultado de todas as atividades desenvolvidas pela Universidade. Nesta perspetiva, os resultados da docência e da investigação são o comportamento corporativo principal, sendo assim o core business da instituição. Por último, a personalidade corporativa é o conjunto de manifestações voluntárias da Universidade com o intuito de difundir a sua imagem, tanto nos públicos internos como externos, mediante uma série de programas e ações de comunicação planeadas e previstas no tempo. A concertação dos diferentes programas permitem gerar atitudes positivas em relação ao comportamento da instituição, conformando o dito posicionamento estratégico. Uma política de comunicação funcional tem na sua base a harmonização da identidade, da personalidade e d0 comportamento institucional.

 ISBN 978-989-98326-3-3

gsm

Licenciado em Marketing, licenciado em Publicidade e Relações Públicas, Mestre e Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade Autónoma de Barcelona. Desenvolveu, também, o seu percurso profissional no mundo das empresas, sendo, entre 2004 e 2007, diretor de comunicação da DELAUBE SARL, empresa especializada no desenvolvimento de projetos imobiliários em França.

Desde 2009, é diretor dos ciclos de estudos em ciências da comunicação. Em 2011, passou a ser representante da UTAD no Centro de Estudos e Investigação de Segurança e Defesa de Trás-os-Montes e Alto Douro. Já em 2012, iniciou os seus trabalhos de pós-doutoramento na área da eficácia comunicativa na Universidade de Vigo.

All author posts