A cidadania e a cultura de segurança de informação. Análise da problemática dos riscos e ameaças no plano individual e coletivo

O presente trabalho de investigação versa sobre a cidadania e a cultura de segurança da informação. A partir de um problema de conhecimento concreto, propusemo-nos conhecer a realidade de um ponto de vista exploratório, como forma de apropriação de um conjunto de realidades individuais e coletivas sobre a cultura de segurança da informação. Nesta perspetiva, lavramos um questionário adaptado aos objetivos da investigação, o que nos permitiu formular conhecimento sobre os riscos e ameaças à segurança da informação, a partir de uma amostra de 100 sujeitos, oriundos de diferentes contextos laborais. Em sentido lato, os inquiridos estão conscientes de um bom número de riscos e ameaças no plano individual e coletivo, o que prenuncia uma situação de algum conhecimento, pese embora muito haja ainda para fazer no campo da cultura de segurança. Face ao tema em epígrafe,, desenvolvemos uma investigação empírica conducente à verificação e observação do fenómeno em contexto sócio-profissional. Genericamente, os inquiridos conseguem definir segurança da informação, bem como reconhecer situações de risco, estando conscientes das ameaças coletivas de algumas actividades delituosas decorrentes da gestão/apropriação da informação.

Ver Artigo.

gsm

Licenciado em Marketing, licenciado em Publicidade e Relações Públicas, Mestre e Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade Autónoma de Barcelona. Desenvolveu, também, o seu percurso profissional no mundo das empresas, sendo, entre 2004 e 2007, diretor de comunicação da DELAUBE SARL, empresa especializada no desenvolvimento de projetos imobiliários em França.

Desde 2009, é diretor dos ciclos de estudos em ciências da comunicação. Em 2011, passou a ser representante da UTAD no Centro de Estudos e Investigação de Segurança e Defesa de Trás-os-Montes e Alto Douro. Já em 2012, iniciou os seus trabalhos de pós-doutoramento na área da eficácia comunicativa na Universidade de Vigo.

All author posts