Discurso de tomada de posse na qualidade de diretor do CEISDTAD

Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Sabrosa, Dr. José Manuel Marques,

Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Vila Real, Eng. Rui Santos,

Exmo. Sr.Vice-Reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Professor Doutor António José da Silva, em representação do Magnífico Reitor da UTAD,

Exmo. Sr. Comandante da Academia Militar, Tenente-General José António Rodrigues da Costa, em representação do Chefe do Estado-Maior do Exército,

Exmo. Sr. General José Alberto Loureiro dos Santos,

Ilustres convidados e membros fundadores,

Minhas senhoras e meus senhores,

Permitam-me, em primeiro lugar, que saúde, naturalmente, todos os presentes nesta sessão de tomada de posse da direção do Centro de Estudos e Investigação de Segurança e Defesa de Trás-os-Montes e Alto Douro. O resultado que celebramos hoje é um projeto de um coletivo, que em comum se ofereceu e dedicou a uma causa, que ao início parecia imensa e de difícil concretização.

Nesta hora, quero manifestar o meu profundo agradecimento, a todos aqueles que participaram, nos últimos dois anos, na instalação do CEISDTAD. Ao Sr. Professor Doutor José Belo, ao Sr. Coronel Loureiro Magalhães, à Srª Engª Isabel Freitas, ao Sr. Coronel Gomes Teixeira e ao Sr. Tenente-coronel Pedro Cruz, o meu muito obrigado. Gostaria, também, de deixar um agradecimento muito especial ao Sr. Tenente-coronel António Oliveira, ao Sr. Coronel Nóbrega Pizarro, ao Sr. Major-General Dario Carreira e ao Sr. General Loureiro dos Santos, o esforço, dedicação e participação na causa do CEISDTAD. Ainda, gostaria de salientar e enunciar o apoio decisivo das principais figuras das instituições parceiras, por terem acreditado e suportado este projeto, designadamente o Sr. General Artur Pina Monteiro (atual Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas), o Sr. General Carlos Jerónimo Hernandez (atual Chefe do Estado-Maior do Exército), o Sr. Professor Doutor Carlos Sequeira (ex-reitor da UTAD), o Sr. Professor Doutor António Fontaínhas Fernandes (atual reitor da UTAD) e o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Sabrosa, Dr. José Manuel Marques.

Temos pela frente quatros anos de grande exigência, que nos vão obrigar a muito trabalho, dedicação e inteligência, para que o CEISDTAD seja um projeto em crescimento sustentado e de valor acrescentado para a Universidade, para os parceiros, e para o País. Estando na sua génese a ação coletiva, o trajeto do CEISDTAD será baseado no envolvimento e na responsabilidade partilhada. Por isso, temos consciência da exigência das funções, onde a eleição desta direção é uma prova de confiança, e a nossa gratidão é ilimitada.

O nosso principal compromisso é com todos os membros do CEISDTAD, por forma a dinamizar os principais vetores de atuação, nomeadamente na área do ensino, da investigação e da museologia. Por outro lado, e desde da primeira hora, este centro de estudos e investigação pretende privilegiar e estreitar a cooperação interinstitucional, no sentido de trabalhar em rede e de continuar a projetar as valências do CEISDTAD na região, no país e no mundo.

É nossa firme vontade que o CEISDTAD seja um espaço de transformação, de diversidade e inovação, e que reconheça a dedicação, o mérito e o trabalho colaborativo, como fundamentos básicos da resposta aos reptos internos e externos. Sendo um projeto com enormes desafios, esta direção valoriza a ação coletiva como alavanca do seu mandato, e constitui-se uma forma de superação das dificuldades. Por isso, teremos de ser capazes de transformar as ameaças em oportunidades, e sobretudo tomar decisões fundamentadas e consensuais de grande sentido estratégico para o desenvolvimento sustentado do CEISDTAD.

No sentido da instalação dos principais órgãos do CEISDTAD, e dando cumprimento ao nº2 do artº14 do Estatutos do CEISDTAD, foram convidados, e aceitaram, as funções de presidente, vogal e secretário do Conselho Consultivo, respetivamente, o Sr. General Loureiro dos Santos, o Sr. Professor Doutor José Belo e a Srª Drª Maria de Fátima Azevedo, os quais convido a tomarem o seu lugar na mesa.

Uma vez mais manifesto a minha gratidão pela honra concedida, e agradeço o entusiasmo e a presença de todos, sinais vivos da força do projeto. O CEISDTAD é de todos e para todos. O meu muito obrigado e bem hajam.

gsm

Licenciado em Marketing, licenciado em Publicidade e Relações Públicas, Mestre e Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade Autónoma de Barcelona. Desenvolveu, também, o seu percurso profissional no mundo das empresas, sendo, entre 2004 e 2007, diretor de comunicação da DELAUBE SARL, empresa especializada no desenvolvimento de projetos imobiliários em França.

Desde 2009, é diretor dos ciclos de estudos em ciências da comunicação. Em 2011, passou a ser representante da UTAD no Centro de Estudos e Investigação de Segurança e Defesa de Trás-os-Montes e Alto Douro. Já em 2012, iniciou os seus trabalhos de pós-doutoramento na área da eficácia comunicativa na Universidade de Vigo.

All author posts